sábado, 21 de novembro de 2009

Em jeito de celebração dos 70 anos da editora de banda desenhada, o "Times Online" conta-lhe 70 factos inéditos



A Marvel faz 70 anos e como comemoração, a edição online do Times, dá a conhecer 70 factos inéditos sobre a editora de banda desenhada. Um deles... é falso. Descubra qual.



1- Marvel teve como primeiro nome "Timely Comics". Foi criada em 1939 pelo editor nova iorquino Martin Goodman. A partir de 1951 os comics da empresa eram editados sob o nome "Atlas", tendo sido alterada para Marvel em 1961. A primeira BD a ser publicada com o novo nome foi "Amazing Adventures No 3".


2- O livro X-Men No 1, publicado em 1991, foi a revista de banda desenhada mais vendida de sempre, com oito milhões de cópias em todo o mundo.



3- Martin Goodman não gostou da personagem de Homem- Aranha e não achou que o aracnídeo desse um bom herói. Chegou a dizer a Stan Lee que a ideia iria falhar porque os leitores detestavam aranhas. Claro que mudou de ideias assim que os númeors de vendas começaram a aumentar.



4- Stan Lee tornou-se editor-chefe da Timely (Marvel) em 1941, quando tinha apenas 18 anos, tendo permanecido no cargo até 1972.



5- Michael Jackson esteve perto de comprar a marvel. De acordo com o sócio de Stan Lee, Peter Paul - que foi preso em 2005 por fraude - Jackson concordou em comprar a Marvel para benefício de Lee. Passado algum tempo de indecisões, reuniões de negócios e afins, o cantor acabou por perder o interesse.



6- A série "Quarteto Fantástico", dos anos 70, não tinha o Tocha Humana. Não porque os executivos do canal NBC tivessem receio que as crianças se quisessem tranformar no personagem, regando-se com petróleo e acendendo um fósforo, mas porque os direitos da personagem pertenciam aos Universal Studios. Como a Universal não deu autorização para que a NBC usasse a personagem, o Tocha Humana foi substituido por um robot fofinho chamado H.E.R.B.I.E.



7- A editora de discos Casablanca ajudou a criar o super-herói Dazzler, dos X- Men. A editora, que produziu hits de Cher, Donna Summer e The Village People, procurou a Marvel com a ideia para um heróio do disco- sound que pudessem promover.



8- A Marvel entrou em falência em 1996. O financiador Ron Perelman comprou a empresa por 82,5 milhões em 1989, com 10.5 milhões do seu próprio bolso e o restante pedindo um empréstimo. Depois da compra e de ter tornado a empresa pública, acabou por fazer maus investimentos, nomeadamente numa fábrica de brinquedos e em 1996 a Marvel estava atolada de dívidas.



9- O vocalista dos Pet Shop Boys, Neil Tennant, chegou a trabalhar para a Marvel. Entre 1975 e 1977, Tennant foi editor da divisão britânica da Marvel, e tinha como trabalho tornar as expressões americanas em expressões inglesas, bem como indicar que super-heroínas tinham de ser redesenhadas com roupas mais decentes.



10- A Disney concordou em adquirir a Marvel Entertainment por 4 biliões de dólares, em Agosto deste ano. Os fãs receiam que o Homem-Aranha acabe a lutar contra o crime usando umas orelhas de Rato Mickey.