sábado, 8 de agosto de 2009

Lady Deathstrike




Lady Letal, em inglês Lady Deathstrike (cujo nome verdadeiro é Yuriko Oyama) é uma supervilã da Marvel Comics, inimiga dos X-Men, especialmente de Wolverine. Sua 1ª aparição ocorreu na revista do Demolidor (Daredevil nº 197).

Seu pai, o Lord Dark Wind criou o processo de revestimento de adamantium que foi posteriormente usado em Wolverine. Guerreira em seu próprio estilo, Lady Letal contratou a vilã Spiral e seus poderes para fixar o adamantium ao seu próprio esqueleto, além de outras melhoras ciber-genéticas. Desde então passou a trabalhar como mercenária e assassina e sente uma grande necessidade de provar a si mesma matando Wolverine.

Yuriko Oyama foi criada pelo escritor Dennis O'Neil e pelo artista Larry Hama. Entretanto, os escritores Bill Mantlo e Chris Claremont acrescentaram características cruciais como a sua conexão com Wolverine. O artista Barry Windsor-Smith desenvolveu sua aparência de cyborg.

Interpretada por Kelly Hu, uma versão mutante de Lady Letal, sem nada de sua história anterior apareceu como uma guarda-costas vítima de lavagem cerebral de William Stryker no filme de 2003 X2: X-Men United. Também apareceu em X-Men: The Official Game, onde foi revelado que ela era aprendiz do Samurai de Prata (Silver Samurai).

-História da Personagem
O pai de Yuriko Oyama era o Lord Dark Wind (Kenji Oyama), um chefe criminoso japonês e cientista, que criou o processo de fixação do adamantium aos ossos. Kenji foi um piloto kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial. Seu rosto foi terrivelmente desfigurado num ataque suicida mal-sucedido a uma embarcação norte-americana. Envergonhado por sua falha de décadas atrás, ele desfigura as faces de Yuriko e de seus dois irmãos numa espécie de ritual. Seus dois irmãos morreriam mais tarde a serviço de seu pai.

Yuriko juntou forças com o Demolidor para libertar seu amado, Kiro, da servidão ao pai dela, e para se vingar por suas cicatrizes e pela morte de seus irmãos; no momento em que Youriko mata seu pai (estando ele a ponto de matar o Demolidor), o devotado Kiro escolhe o suicídio para honrar ao seu mestre.

Entristecida, Yuriko postumamente abraçou os ideais de seu pai e procurava matar qualquer um que o desonrasse. A trilha dela acabou por levá-la a Wolverine, cujo esqueleto havia sido revestido de adamantium. Lady Letal procurou matá-lo para corrigir o erro causado pelo furto da descoberta, e assim devolver a honra à família, mas foi derrotada por Wolverine e por Vindicator da Tropa Alfa. Yuriko foi então ao Mojoverso e à "loja de corpos" de Spiral, onde recebeu extensivas melhorias cibernéticas, incluíndo ossos e unhas de adamantium.

Lady Letal foi certa vez membro da equipe de ciborgues criminosos denominada em inglês Reavers, liderada por Donald Pierce, que certa vez conseguira derrotar os X-Men. Tal equipe foi aniquilada posteriormente pelos Sentinelas, e Yuriko passou a trabalhar independentemente.