sábado, 27 de fevereiro de 2010
BD de Batman supera Super-Homem
Uma revista de banda desenhada de 1939 onde Batman surgiu pela primeira vez foi vendida por 1,075 milhões de dólares (789.077 euros) num leilão nos Estados Unidos.
De acordo com a edição online do jornal El País, três dias depois de uma revista de banda desenhada de 1938, onde pela primeira vez apareceu o Super-Homem, ter sido vendida por um milhão de dólares (735.500 euros), o super herói Batman ultrapassou esse recorde.
O leilão realizou-se quinta-feira na Heritage Auction Galleries, em Dallas, onde também três dias antes um coleccionador pagou 735.500 euros pela estreia mundial do Super-Homem no primeiro número da revista Action Comics, mais do que triplicando um recorde fixado no ano passado.
Shirrel Rhoades, ex-editor e vice-presidente executivo da norte-americana Marvel Comics, afirmou que as vendas dessas revistas de banda desenhada "são parcialmente um reflexo da economia debilitada".
"Quando um mercado cai, quando as inversões imobiliárias estão a despenhar-se, os artigos coleccionáveis oferecem uma alternativa de inversão da tendência que tem um certo potencial de crescimento", assinalou.
Para este especialista em banda desenhada, a revista número um da Action Comics (1938), com o Super-Homem, "é possivelmente mais histórica que a primeira aparição de Batman (1939), mas as vendas desta semana parecem estar a ter a sua própria lógica".
"Provavelmente estamos a viver um momento de disparo do interesse por estas revistas. Com a venda do primeiro número por um milhão de dólares, creio que os preços se vão manter em alta durante algum tempo", avaliou.
A revista nº 27 com Batman tinha sido comprada há 40 anos por um coleccionador por 100 dólares (cerca de 74 euros), um valor considerável nessa época.
Na década de 1930, estas revistas de banda desenhada da Action Comics vendiam-se por 10 cêntimos à unidade (cerca de sete cêntimos do euro actual).
(JN)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário