sexta-feira, 3 de julho de 2009

cable



Cable é um personagem de Quadradinhos da Marvel Comics. Ele é um mutante com poder telecinético. Além dessa capacidade super humana, possui o braço esquerdo dominado por um vírus artificial implantado por Apocalipse (o que poderia o caracterizar como um ciborgue).
Cable liderou a primeira equipe a usar o nome de X-Force.

-História

O líder de campo dos X-Men, Ciclope, teve um filho com Madelyne Pryor, uma clone de Jean Grey que surgiu após a saga conhecida como a Morte da Fênix. Esse filho, Nathan Christopher Charles Summers é que tornou-se o Cable. Durante a época na qual Ciclope fazia parte do X-Factor o vilão Apocalipse infectou seu filho com um vírus artificial cibernético, o Vírus Tecnorgânico (Tecno-Vírus). Não havia nenhuma forma de cura óbvia e o garoto parecia fadado a morrer. No entanto, pouco após a contaminação, surgiu uma mulher que alegava se chamar Askani e dizia ter vindo do futuro com o propósito específico de levar Nathan, a fim de salvá-lo. Askani (Que era membro de um culto do futuro liderado por Rachel Summers) cuidou de Cable. No entanto como Cable era vital para a realização de uma profecia e Askani não podia arriscar perdê-lo para o tecno-vírus, ela clonou a criança. O clone de Cable veio a se tornar seu principal antagonista, o mutante Conflyto.

-Futuro
Durante a infância de Cable as mentes de Scott Summers e Jean Grey foram transportados para o futuro e em corpos que se assemelhavam aos originais para que criassem e cuidassem de Nathan. Desde cedo o jovem mutante teve de aprender a usar seus imensos poderes telepáticos e telecinéticos para retardar o avanço do tecno-vírus em seu corpo. Sempre que Cable força seus poderes o vírus avança ainda mais. Não fosse pelo tecno-vírus o poder de Cable seria grande o bastante para coloca-lo entre os mutantes mais poderosos da história. Como Jean lhe disse uma vez enquanto ainda era criança "Você Nathan [...] será capaz de captar o sussurro de uma mente do outro lado do planeta ou apagar uma estrela distante com um simples pensamento..." na minissérie publicada no Brasil pela Abril Jovem com o título As Aventuras de Ciclope e Fenix.

Passando a maior parte da sua vida lutando contra Apocalipse em seu futuro, Nathan chega a maturidade como um experiente soldado. Após tomar posse de Prona, a nave sapiente de Apocalipse, assumindo então o nome de Cable, ele se torna um viajante do tempo, actuando por meio de tácticas de guerrilha em diversas épocas em prol da convivência pacífica entre humanos e mutantes e tentando impedir que Apocalipse chegue ao poder e seu futuro aconteça. Nesse período, ele foi orientado por Blaquesmith.


-O Presente
Após viajar por diferentes épocas, Cable acaba se fixando no "presente", onde se desenrola a maior parte das aventuras do Universo Marvel. Apesar de partidário do sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes" do Professor Xavier, Cable muitas vezes se desentende com seus discípulos, pois atua de uma maneira mais agressiva, própria à sua formação em um mundo em guerra. Logo, ao invés de se juntar a alguma das , ele resolve montar sua própria equipe (apesar de continuar atuando sozinho em muitas missões).

Embora em sua época de guerrilheiro inter-temporal ele tenha formado a Matilha, é quando a guarda dos Novos Mutantes passa a sua responsabilidade que Cable consegue montar uma verdadeira equipe, que atendesse à sua expectativa de serem uma força que impedisse a ascensão de Apocalipse ao poder. Sob sua guarda, os Novos Mutantes se transformaram na X-Force.

Junto com sua equipe, Cable enfrenta inúmeros inimigos, dentre os quais dois merecem destaque. O primeiro é Gênese, que na realidade é o próprio filho de Cable, que acaba sendo morto por Wolverine. E o segundo é o próprio Apocalipse, que é derrotado com a ajuda de todos os principais mutantes.

Quando considera a equipe preparada, Cable deixa de representar o papel de tutor, se afastando do grupo. Nesta fase, ele se muda para a Cozinha do Inferno, bairro pobre de Nova York, pretendo partilhar mais de uma vida normal com os humanos, de maneira a se preparar (e até mesmo lembrar os motivos de sua luta) contra Apocalipse. Nessa fase, ele conhece Irene Merryweather (que se torna sua biógrafa) e se relaciona com Stacey Kramer, uma garçonete do bairro, irmã de Kenny, uma criança com Síndrome de Down.

É nesta fase que têm-se uma melhor perspectiva do herói como o Askani'Son, o Escolhido que iria derrotar Apocalipse, através do aparecimento de sua Psimitarra (uma arma que canaliza energia psíquica, enviada pelos Askani do futuro) e da revelação do culto dos Crentes, humanos espalhados em toda a Terra que viviam Cable como um Messias (tendo entre adeptos desde Ch'vayre - um askani enviado do futuro, até o ex-vilão da Segunda Guerra Grande Mestre. Além disso, a presença constante de Blaquesmith, que reassume o papel de seu tutor (após ficar desaparecido depois da tentativa de assassinato perpetrada pelo Massacre), estava constantemente a lembrá-lo de sua "missão".

Sem comentários:

Enviar um comentário